Apresentação:
Rosangela Xildes de S. Oliveira, é professora à 20
anos na Rede Publica Municipal da cidade
de Francisco Morato, este ano de 2013 leciona para turma da 2ª série do ensino
fundamental , já lecionou para todas as séries do ensino fundamental I.
1)
Qual a sua opinião a respeito da eliminação do sistema de reprovação de alunos
com baixo índice de aprendizagem?
A eliminação da
retenção trouxe para o aluno a oportunidade de conviver com crianças de sua
idade e também de se recuperar no ano seguinte, sem ter prejuízos de tempo.
Porém isso trouxe a ideia de que já não se precisa estudar para passar de ano, fazendo
com que o aluno não leve a sério suas tarefas e responsabilidades
escolares. Causou também um desinteresse
por parte da família que antes se preocupava com a retenção e cobrava um pouco
mais. Com isso o professor tem maior responsabilidade
em estimular e despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo, contando com a
conscientização da família, algo que muitas vezes não tem retorno.
2)
Qual técnica você utiliza para manter os alunos focados durante a explicação de
um conteúdo?
Clareza e organização
são as palavras chave para que os alunos fiquem atentos na aula. O professor
precisa dominar o conteúdo e ser organizado em seu trabalho, transmitindo assim
segurança para seus alunos.
3)
Você acredita que o ensino fundamental e médio prepara melhor os alunos hoje do
que há 20 anos?
No passado acredito que
o ensino era levado a sério, havia uma postura disciplinar que mantinha os
alunos mais atentos e uma cobrança maior por parte da família. Hoje os alunos
estão mais informados e utilizam tecnologias que trazem a eles maior conhecimento
do mundo onde vivemos. Isto os prepara para lidar com as necessidades que o
mercado de trabalho exige, porém com conhecimentos superficiais, havendo muitas
vezes a necessidade de cursinhos preparatórios para reforçar o aprendizado.
Portanto não acredito que o ensino fundamental e médio prepare melhor os alunos
hoje do que há 20 anos a traz.
4)
Qual a importância da aprendizagem continuada para o professor e o impacto
disso para o aluno?
A aprendizagem
continuada trouxe para o professor a possibilidade de resgatar conteúdos já
esquecidos e também de aprender coisas novas. Isso tem grande valor para o
ensino, pois proporciona ao aluno maior qualidade de ensino, já que o professor
esta sempre em contato com temas atuais, tornando os conteúdos mais atrativos e
de melhor compreensão.
5)
Em sua opinião o que faz o aluno ter respeito pelo professor?
A postura do professor,
a clareza e a organização nas aulas é muito importante para que o aluno confie
na atuação do professor. Vejo também a necessidade do professor respeitar o
aluno e demonstrar carinho por ele, conquistando assim sua confiança. Em caso
de indisciplina o professor não deve nunca se exceder, recorrendo sempre a
ajuda da coordenação.
A profª A. M, que leciona Educação Artística
na rede publica a alguns meses, por motivos pessoais, não quis se identificar.
1)
Qual a sua opinião a respeito da eliminação do sistema de reprovação de alunos
com baixo índice de aprendizagem?
Ela precisa ser realizada de uma forma
consciente e responsável, porque muitas vezes percebemos alunos com
dificuldades de aprendizagem “abandonados” ou “ esquecidos” na sala de aula, e
isso acaba virando uma “bola de neve”.
É papel do mediador, do
educador apresentar o conteúdo da forma mais atraente possível. Inicio a aula
com a teoria (minha explicação), e logo após apresento imagens, muitas vezes
por vídeo. As crianças hoje em dia têm acesso fácil à Internet. Antigamente era
o aluno que entrava no “mundo acadêmico”, hoje é o professor que precisa entrar
no “mundo das crianças”.
3)
Você acredita que o ensino fundamental e médio, prepara melhor os alunos hoje,
do que à 20 anos atrás ?
Depende da matéria. Hoje em dia existem vários
recursos..., mas com certeza aprenderia melhor a Matemática. Fui educada a
decorar e isso prejudicou um pouco meu aprendizado.
4)
Qual a importância da aprendizagem continuada para o professor, e o impacto
disso para o aluno?
Quanto mais o professor
aprende, se recicla..., a aprendizagem continuada é fundamental, em todas as
profissões. O aluno só tem a ganhar com isso.
5)
Em sua opinião, o que faz o aluno ter respeito pelo professor?
Acho que o respeito é fundamental. Nas minhas
aulas, procuro mostrar para o aluno, o quanto ele é importante para mim, como
ser humano. Chamo pelo nome, conheço sua história e estabeleço uma relação de confiança.
A criança na escola quer ser vista, muitas vezes não encontra isso em casa.
Alguns no início são mais rebeldes...mas depois acabam gostando desse
tratamento.
Contraponto:
A
respeito da eliminação do sistema de reprovação de alunos com baixo rendimento,
a Professora Rosangela acredita no sistema atual, porém defende melhorias em
relação ao método de recuperação do aluno, pois acredita que a participação da
família é fundamental para manter o interesse do aluno. A Professora M. A. não
tem opinião formada sobre o assunto, estando preocupada porém, com o descaso do
sistema e de alguns professores em relação a atenção voltada para os casos de
alunos com baixo rendimento.
Ambas
concordam que o professor tem a responsabilidade em relação aos alunos com dificuldades
de aprendizagem. Com a tentativa de diminuir as diferenças em sala de aula, as
professoras optam em utilizar diversos recursos que estimulam e despertam o
interesse dos alunos.
A
professora Rosangela acredita que com o avanço da tecnologia, os alunos do
ensino médio, hoje em dia, apesar de terem mais acesso à informação através das
mídias, deixam de se aprofundar em alguns conteúdos. Por causa disso necessitam
de curso pré vestibular para sanar duvidas que não foram esclarecidas no
momento certo.
As
professoras concordam que o professor deve continuar seus estudos, permanecendo
sempre atualizado e isso reflete em sala de aula. Quanto à questão do respeito
do aluno pelo professor, elas concordam que o respeito deve ser recíproco,
resultando assim uma atuação melhor do professor no processo de ensino e aprendizagem.
A professora com menor experiência, possui dificuldade em relação a disciplina
dos seus alunos. Essa dificuldade será superada com o decorrer do tempo e
aquisição da experiência.
A violência escolar tem aumentado muito! A
comunidade, professores, pais e alunos, devem buscar soluções para diminuir os
conflitos. Então faremos um desafio!
Como podemos melhorar a relação entre o aluno
e o professor? Participem dêem suas opiniões! Elas são muito importantes e
poderão nos ajudar em nossa atuação pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário