sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Texto


A escola não é um espaço neutro e o professor deve ser um intelectual transformador, sendo assim discutir quais são as dificuldades atuais para implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar.

A escola hoje é considerada um dos espaços mais importantes na formação do individuo. Atualmente não basta saber a ler e escrever; “é preciso aprender a perguntar bem também, é aprender a desconfiar das respostas taxativas.” (ARANHA,2013); já que o mercado de trabalho exige pessoas com habilidades e um vasto conhecimento, principalmente do uso de ferramentas tecnológicas.
A escola é uma organização social, portanto é formada de futuros cidadãos; é um ambiente de divulgação cultural, política, econômica e ideológica e não somente um lugar de transmissão de conhecimento, portanto é dever do professor acompanhar e monitorar com olhos mais reflexivos e críticos sua ação pedagógica; promovendo assim uma passagem de educação assistemática, guiada pelo senso comum, para uma educação mais sistematizada.
Sendo assim é preciso que o professor não esteja voltado somente para o preparo técnico- científico, mas também para fundamentos filosóficos de suas atividades aplicadas; também é muito importante ter a concepção de “como educar” e “para que educar”, pois não é possível definir objetivos educacionais se os educadores não tiverem clareza dos valores que orientam suas próprias ações.

Para desenvolver esse ato pedagógico é preciso uma dedicação maior pela educação mais reflexiva e crítica, e também a implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar que se dá através da participação de toda comunidade, tais como os pais e todo corpo docente, onde todos se envolvam nas problemáticas do cotidiano escolar, buscando soluções para a melhoria do ensino de aprendizagem, tanto para os alunos, como também para os professores, fazendo assim com que a escola não seja vista somente como um ambiente neutro e sim como solução e construção para um futuro melhor para todos.

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